Você está aqui: Página Inicial > O PROGRAMA > Eventos

EVENTOS PPGARTES

por Salete Sirino publicado 03/05/2019 16h50, última modificação 24/08/2019 09h57

_________________________________________________________________________________________________________________________

Cooperação internacional: mestranda do campus Curitiba II/FAP realiza ações com crianças refugiadas em Atenas

A mestranda Patrícia Machado, do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Artes (PPGARTES) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/FAP, está em Atenas, na Grécia, para realizar um compartilhamento de experiências metodológicas do seu projeto de pesquisa. "Venho desenvolvendo uma performance em dança que se chama Visita Guiada, há mais ou menos sete anos, como bailarina e, nos últimos anos, tenho desenvolvido uma metodologia de criação da performance, que tive a oportunidade de fazer com algumas crianças em situação de risco e vulnerabilidade social", explica Patrícia.
O convite partiu do Programa de Mestrado em Anteopologia da Dança da Universidade Clermont Auvergne, na França, juntamente com a organização sem fins lucrativos The Home Project, que abriga crianças refugiadas em Atenas, na Grécia. Patrícia e sua orientadora, a professora Andrea Sério Bertoldi desembarcaram nesta quarta-feira, 31 de julho, em Atenas e permanecem até o dia 10 de agosto realizando o projeto. "O meu interesse na pesquisa é desenvolver como um processo de criação em dança é um processo de ensino e aprendizagem", comenta a mestranda. Para ela, ter a oportunidade de continuar desenvolvendo seu projeto com crianças em situação de vulnerabilidade social é um grande incentivador para a continuidade da pesquisa. "Há alguns anos eu venho desenvolvendo pesquisas sobre migração e refúgio e quando eu vi que tinha a oportunidade de unir o desenvolvimento do meu projeto de pesquisa em performance com crianças em situação de refúgio, para mim foi um grande motivador", salienta.

Cooperação Internacional
O acordo foi o primeiro formalizado pelo PPGARTES e envolve as pesquisas “The Activist Body: in search of a methodology for dance based engagement with unaccompanied chindren in Athens” ("O corpo ativista: em busca de uma metodologia para o envolvimento baseado em dança com chindren desacompanhada em Atenas", em tradução livre), desenvolvida no Programa de Mestrado da Universidade francesa e o estudo: “Visita Guiada: a performance de si como processo de ensino-aprendizagem em dança”, desenvolvido no PPGARTES. 
O objetivo do Visita Guiada é aproximar artistas e público e já foi realizado com artistas da dança em diferentes países. Nessa performance, os artistas dançam muito próximos fisicamente do público, ao som de suas próprias vozes que revelam, de modo poético, informações sobre si mesmos, criando um campo de afetividade e empatia entre público e artista. "Desde de 2017 o procedimento passou a ser desenvolvido com crianças em situação de vulnerabilidade no Brasil e no Haiti, com o objetivo de ampliar a percepção dessas crianças sobre si mesmas, por meio de uma metodologia de ensino e aprendizagem que cria condições de coexistência entre as características individuais e coletivas, como físicas, emocionais, culturais, identificadas por cada criança, e a re-elaboração ou re-invenção das mesmas durante o processo de criação artística da performance", salienta Andrea.
Em Atenas, a intenção é proporcionar, às crianças, um contato com a dança baseado em conceitos de desenvolvimento humano como curiosidade, inventividade, empatia e afeto, para ampliar as possibilidades de percepção delas mesmas e do mundo ao seu redor. "Assumimos que a aprendizagem é um processo de invenção, de problematização da realidade e é estimulado por meio de procedimentos de criação artística que promovem o encontro lúdico e inventivo da criança consigo mesma, com outras pessoas, outras culturas e linguagens artísticas, aproximando-as e possibilitando o empoderamento individual e a criação de novos conhecimentos coletivos em arte", completa a professora.

_________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________

APP - Sindicato disponibiliza curso de Cinema e Educação gratuitamente
O curso ocorrerá na sede da APP e terá certificação de 16h
Confira os temas de cada data:
Dia 04 de maio
Tema: Contextualização sobre a relação entre os campos do Cinema/Audiovisual e Educação, considerando a transversalidade, os processos de alteridade e construção de subjetividades. Estudos sobre a Lei 13.006/2014. Análises em filmes brasileiros sobre aspectos relativos à criação, produção e difusão, bem como os relativos ao contexto do Cinema Brasileiro na Escola.
Dia 11 de maio
Tema: Literatura e Cinema Brasileiros. Estudos sobre o conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa e a transposição fílmica “A terceira margem do rio”, dirigida por Nelson Pereira dos Santos.
18 de maio
Tema: Projetos de Pesquisa no contexto do Cinema Brasileiro na Escola. Dalton Trevisan no cinema: exibição e debate de filmes de curta metragens realizados a partir da obra de Dalton Trevisan.

  

Para mais informações, ver o link: 

https://appsindicato.org.br/app-sindicato-disponibiliza-curso-de-cinema-e-educacao-gratuitamente/

_________________________________________________________________________________________________________________________

PPGARTES FORTALECE CONEXÃO COM A COMUNIDADE APOIANDO EVENTO DE ARTE E EDUCAÇÃO PROMOVIDO PELO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

O Programa de Mestrado Profissional em Artes -  PPGARTES da Unespar inicia seu trabalho em 2019 investindo na construção de uma forte conexão com a comunidade, especialmente com estudantes e professores da Educação Básica. Uma das ações do Programa neste sentido é o apoio ao II Seminário e Mostra de Dança 2019, promovido pelo Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (DANCEP), com a proposição de uma mesa temática no dia 9 de maio às 16 horas no Colégio Estadual do Paraná.

Na mesa proposta pelo PPGARTES serão apresentadas pesquisas dos mestrandos do programa: Patrícia Machado, Leonardo Taques e Bruno Nascimento, seguidas de um bate-papo com o público, com mediação da professora Andréa Sério, abordando discursos e práticas socialmente estabelecidas na criação e ensino das Artes, particularmente na Dança. A abordagem das pesquisas  promovem uma articulação com o tema do evento: “A Gente se Acostuma…”, inspirado em textos do livro “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti, e provoca a reflexão sobre hábitos a serem  revistos sob o ponto de vista ético e estético com o propósito de problematizar a diversidade dos corpos/pensamentos na Arte e na Educação.

O evento é aberto aos estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná e à comunidade em geral e acontece em importantes espaços artísticos da capital paranaense, como nos palcos do Teatro Guaíra, da Casa Hoffmann, do Teatro da Reitoria e em espaços do Colégio Estadual do Paraná.

A programação completa do evento vai até o dia 15 de maio e pode ser conferida em www.dancep.com.br