Você está aqui: Página Inicial > PPGArtes > PPGArtes - o Programa > Corpo Docente > Corpo Docente

botao01_Apresentação_130p.pngbotao01_objetivos_130p.pngbotao01_area_130p.pngbotao01_linhas_130p.pngbotao01_corpo_130p.pngbotao01_regulamento_130p.pngbotao01_coordenaçào_130p.png



DRA. AMÁBILIS DE JESUS DA SILVA (TEATRO)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

 Áreas de pesquisa e orientação:

- Figurino

- Cenografia

- Performance

- Teatro de animação

Amabilis de Jesus é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Teatro pela UDESC, especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela FAP, licenciada em Artes Plásticas pela UFPR. Desde 1996 é professora no Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR – Campus de Curitiba II – FAP, das disciplinas de Figurino, Cenografia e Estudos da Performance. Também atua como figurinista em parceria com diversos grupos de teatro, teatro de animação, dança e música.

amabilis.jesus@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DRA. ANDRÉA SÉRIO BERTOLDI (DANÇA)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

 Áreas de pesquisa e orientação:

- Dança e inclusão

- Arte e neurociência cognitiva

- Desenvolvimento e aprendizagem do movimento

- Ensino-aprendizagem e criação em dança

Andréa Sério é artista da Dança, graduada em Dança e Fisioterapia (PUC-PR), especialista em Arte-Educação (FAP), mestre e doutora em Comportamento Motor (UFPR), com pesquisa na interface entre Arte e Neurociência Cognitiva. É pioneira no sul do país na inclusão de pessoas com deficiência na dança. Investigou processos de educação e inclusão como convidada no Programa de Mestrado em Dança-Educação da New York University - NYU (2012-2013). Atua como professora no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança e como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Dança, Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Formação Continuada e no Programa de Mestrado Profissional em Artes da UNESPAR. É coordenadora do projeto de extensão Limites em Movimento: corpo em questão - campus de Curitiba II/FAP, coordena o Centro de Educação de Direitos Humanos da UNESPAR e é criadora e colaboradora da Nó movimento em rede, comunidade de artistas que produz e compartilha projetos de Arte, Educação e Inclusão

andrea.serio@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DR. ARTUR FREITAS (ARTES VISUAIS)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

 Áreas de pesquisa e orientação:

- Teoria e história da arte

- Arte moderna e contemporânea

- Arte brasileira

- Arte e política

- Dinâmicas institucionais do campo da arte

 Professor Associado de História da Arte do curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES - Mestrado) da Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR) e professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR - Mestrado e Doutorado). É Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde pesquisou sobre arte brasileira. Graduou-se em Artes pela mesma instituição (UFPR). Publicou os livros Arte de guerrilha (Edusp, 2013), Festa no vazio (Intermeios, 2017), Arte e contestação (Medusa, 2013), Arte e política no Brasil (org. Perspectiva, 2014), Imagem, narrativa e subversão (org. Intermeios, 2016) e História e arte (org. Intermeios, 2013). Como curador, realizou as exposições Outros 60s (MAC-PR, 2006), 62º Salão Paranaense (MAC-PR, 2007), V Bolsa Produção (Solar do Barão, 2012), Bienal de Curitiba (Casa Andrade Muricy, 2011), Sintomas (Museu da Gravura, 2008) e Estado da Arte (MON, 2010, premiada pela ABCA). Desde 2010, é líder do grupo de pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS).

artur.freitas@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DR. CAUÊ KRÜGER (TEATRO)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Antropologia e Teatro 

- Estudos da performance e dos rituais 

- Etnografias da arte 

- Biografia, trajetória de vida e identidades artísticas 

- Antropologia Visual

 Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do PPGARTES/UNESPAR. Coordenador da Especialização em Antropologia Cultural e professor da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Sociais da PUCPR. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e Teatro, com ênfase em Antropologia do Teatro, Antropologia e Sociologia da Arte e Estudos da Performance.

 caue.kruger@unespar.edu.br

 Currículo Lattes

 

DRA. DENISE BANDEIRA (ARTES VISUAIS)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

 Áreas de pesquisa e orientação:

- Arte e tecnologia

- Arte digital e dinâmicas institucionais

- Mediação, ação cultural

- Políticas públicas de cultura para artes visuais

Professora Adjunta do Colegiado de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes - Campus Curitiba II da UNESPAR. Artista e pesquisadora, integra o Núcleo de Arte e Tecnologia NATFAP. É doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e mestre em Educação (UFPR). Coordenou Projetos de Pesquisa apoiados pelo CNPQ e Finep na área de Inovação Tecnológica (2003-2006). Representante da Região Sul - Colegiado Setorial de Artes Visuais (2010-2015) no Conselho Nacional de Políticas Culturais (Minc). Representante da área de artes visuais no Conselho Estadual de Cultura do Paraná (2015-2016). Participou da seleção de arte digital (2012-2014) e do grupo de interlocutores do Edital Bolsa Produção (2019) da FCC. Curadora educativa da 6ª Bienal de Curitiba e integrante do grupo técnico do CUBIC #2 e #3. Curadora auxiliar da exposição Matéria do Mundo de Eliane Prolik com curadoria de Ronaldo Brito (Museu Oscar Niemeyer, 2014). Publicou os livros: Elaboração e produção de material didático (2017), Ensino das artes visuais em diferentes contextos (2017) e Materiais Didáticos (2009).

denise.bandeira@unespar.edu.br

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/7336525235378003

 

DR. FRANCISCO GASPAR (TEATRO)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Processos criativos em artes cênicas

- Composição cênica

- Investigação aberta

- Políticas de convivência

Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2016), bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (agência do fomento CAPES) na Universidade de Lisboa. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2005), possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (1993). Investiga a interface entre estratégias de composição no campo das artes cênicas e políticas de convivência a partir da noção de devir-consciência coletivo. Dirige o AND Lab Curitiba, polo local do AND Lab | Arte-Pensamento & Políticas da Convivência.

francisco.gaspar@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DR. GIANCARLO MARTINS (DANÇA)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Teorias do corpo e da dança

- Processos de criação em artes do corpo

- Politicidades do corpo

- História e memória

- Comunidades e coletivos

Artista da Dança, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor e pesquisador do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR / Campus II – FAP). Integrou a equipe de pesquisadores do Programa Rumos Itaú Dança e colaborou com Enciclopédia de Dança do Instituto Itaú Cultural. Em suas pesquisas atuais, analisa o modo como coletivos artísticos se transformaram, instaurando novos modos de comunicação e ação política, investigando experiências coletivas que propõem um tipo de compartilhamento que reconhece as singularidades e descontinuidades dos sujeitos na esfera coletiva e os desdobramentos e reverberações da Casa Hoffmann – centro de estudos do movimento,  no contexto da dança contemporânea em Curitiba. No campo artístico, têm colaborado com artistas das artes do corpo.

giancarlo.martins@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DR. JOSÉ ELIZER MIKOSZ (ARTES VISUAIS)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Estudos inter e transdisciplinares entre arte e estados não ordinários de consciência

- Arte e esoterismo

- Estética

- Ciências da arte

Artista transmídia, pesquisador em arte visionária e cultura psicodélica, professor Associado da UNESPAR Campus Curitiba I, EMBAP, e do Programa de Pós-Graduação em Artes, PPGARTES/FAP, UNESPAR. Editor da Revista Internacional Interdisciplinar Art&Sensorium da mesma instituição. Pós-Doutor em Ciências da Arte e do Patrimônio pela FBAUL (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC). Membro do CIEBA (Centro de Investigações em Belas Artes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa). Faz parte da equipe de organização do Research Centre for the Study of Psycointegrator Plants, Visionary Art and Consciousness (WASIWASKA). É associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP). Tem experiência nos seguintes temas: artes visuais, arte visionária, arte psicodélica, estética e relações inter e transdisciplinares entre arte e estados não ordinários de consciência.

antar.mikosz@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

Luiz Salgado

DR. LUIZ ANTONIO ZAHDI SALGADO (ARTES VISUAIS)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

 Áreas de pesquisa e orientação:

- Arte e tecnologia

- Criação em Arte Digital

- Interfaces tecnológicas

- Mediação tecnológica

 

Professor Adjunto do Colegiado de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes - Campus Curitiba II da UNESPAR. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), mestre em Comunicação e Linguagens (TUIUTI-PR). Artista e pesquisador, Líder do grupo de pesquisa NatFap – Núcleo de Arte e Tecnologia da Fap. Coordenador do evento de Arte Digital “Conexão#” do NatFap em suas 4 edições (2011, 2013, 2016, 2018). Curador da V Bienal de Arte Educação de Curitiba (2021). A pesquisa em andamento trata da análise crítica do projeto “Arte Digital: receber, mediar, compartilhar”, que foi realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba para a V Bienal de Arte Educação de Curitiba. A pesquisa artística, neste momento, concentra-se nas inter-relações humano-máquinas, focada na recepção interativa e performática.


luiz.salgado@ies.unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DR. MARCOS HENRIQUE CAMARGO (CINEMA)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Filosofia da linguagem

- Teorias do conhecimento

- Semiótica

- Estética

Profissional nas áreas de Comunicação, Publicidade e Marketing. Diretor de Planejamento Publicitário (Banco Bamerindus, 1990-1994). Diretor de Marketing Institucional (Associação Comercial do Paraná, 1999-2001). Especialista em História do Pensamento Contemporâneo (PUC-PR, 1987). Especialista em Economia e Sociologia (PUC-PR, 1988). Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP, 2003). Doutor em Artes Visuais (UNICAMP, 2010). Pós-doutor pela Escola de Comunicação (UFRJ, 2015). Professor dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade (UTP, 2004-2006) e de Cinema e Audiovisual, Artes Cênicas, Música e Dança (UNESPAR, desde 2006). Coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual (2011-2013). Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus de Curitiba II (UNESPAR, 2014-2018). Professor do Mestrado Profissional em Artes (UNESPAR, desde 2018). Pesquisador nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica. Autor dos livros: Cognição estética: o complexo de Dante. (Annablume, 2013) e Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. (Syntagma, 2017).

marcos.camargo@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DRA. MARILA ANNIBELLI VELLOZO (DANÇA)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Criação e produção em dança

- Políticas culturais e educacionais

- Educação e práticas somáticas

- Ensino e formação em dança

- Improvisação

Professora Adjunta no curso de Dança da UNESPAR desde 1991 e líder do grupo de Pesquisa em Dança. Doutora em Artes Cênicas (UFBA); Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Especialista em Consciência Corporal-Dança (FAP); graduada/licenciada em Dança (PUC-PR). É Professora de Body-Mind Centering™ e ministra aulas nos Programas do Brasil e do Uruguai. Está como Presidente e Board Chair da BMCAssociation (E.U.A.). Educadora do Movimento Somático e Terapeuta Corporal/BMC. Artista da dança, gestora cultural e produtora. Consultora da UNESCO para o Plano Nacional das Artes (2015); representante da Dança no Conselho Nacional de Política Cultural/MinC. Efetivou intercâmbio internacional entre dançarinos de Curitiba, Rio de Janeiro e Nova York no Projeto “Desmistifique sua dança” no Teatro Cacilda Becker/RJ (2018); Comissão Científica e Organizadora do Simpósios e Encontros nacionais e internacionais; Co-organizadora de 3 livros, em práticas somáticas, dança e política e artes e educação.

marila.velloso@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DR. ROBSON ROSSETO (TEATRO)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Teatro - formação de professores

- Pedagogia teatral

- Recepção e mediação teatral

- Percepção sensorial e processo criativo improvisacional

Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, campus de Curitiba II. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UDESC. Integrante dos Grupos de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada - GAEFO (CNPq/UNESPAR) e Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatro - ELiTe (CNPq/UFPR). Membro do GT Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE. Coordenador da área de Teatro no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNESPAR/CAPES. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia Teatral, com enfoque na formação do espectador-artista-professor. Ator do espetáculo Autômatos: Self da Inexistência (28ª Festival de Teatro de Curitiba e temporada no Teatro Novelas Curitibanas, 2018) e autor dos livros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Ed. Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Paco, 2018).

robson.rosseto@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DRA. ROSEMERI ROCHA (DANÇA)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Dança

- Artes cênicas

- Dramaturgias do corpo

- Processos perceptivos e investigativos em artes

Natural da cidade de Porto alegre (RS). Doutora e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Possui graduação e licenciatura em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/FAP. Docente do colegiado do curso de Licenciatura e Bacharelado em Dança na Universidade Estadual do Paraná/FAP, desde 1996, onde atua como diretora do Centro de Artes. Faz parte do colegiado do Mestrado Profissional em Artes. Orienta pesquisas de TCC, Iniciação Científica e Mestrado, assim como participa como membro de banca de defesas em outras instituições do país. Tem experiência na área de Arte, com ênfase em Dança, atuando nas instâncias: pesquisa, extensão e ensino. Possui especificidade nos processos perceptivos e investigativos em dança, atrelados ao conceito de Corpo Propositor. Coordena o Grupo artístico e Projeto de Extensão: UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR, desde 2000.

rosemeri.rocha@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DRA. SALETE MACHADO SIRINO (CINEMA)

Linha de pesquisa: Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Cinema brasileiro

- Cinema e educação

- Literatura e cinema

- Produção audiovisual

- Produção cultural

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná, Especialista em Tradução e Graduada em Letras. Diretora Geral do Campus de Curitiba II/Universidade Estadual do Paraná / Faculdade de Artes do Paraná, gestão 08/2019 a 08/2023. Coordenadora da elaboração, aprovação junto à CAPES e implantação do Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional, da UNESPAR/FAP. Diretora do Centro de Artes da UNESPAR/FAP, gestões 2014/2016 e 2016/2018. Também na UNESPAR, docente do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Artes. Na área do cinema atua em: roteiro, direção e produção de filmes em película 35mm, S16mm e digital, nas categorias de curta, média e longa-metragem, tendo participado de treze filmes, finalizados e lançados, dentre eles: A Tímida Luz de Vela das Últimas Esperanças, Curitiba Zero Grau, Estrada do Colono, Operação Paraguai, Travessias.

salete.sirino@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

fotomarço2023vermelhacortada.jpg

DRA. SOLANGE STRAUB STECZ (CINEMA)

Linha de pesquisa: Experiências e Mediações nas Relações Educacionais em Artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Cinema e educação

- Cinema brasileiro e latino

- Preservação audiovisual

- Cinema e história

- Gestão cultural

Coordenadora e professora do Programa de Pós Graduação em Artes - PPGARTES Campus Curitiba II/FAP - Universidade Estadual do Paraná UNESPAR. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO-MOWBRASIL. Doutora em Educação pela UFSCAR. Mestre em História pela UFPR. Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual /UNESPAR . Coordenadora do Laboratório de Cinema e Educação LabEducine/Unespar/Campus Curitiba  II /FAP/ . Membro do Grupo de Pesquisa Cinema & Educação/ Unespar/ Campus Curitiba  II/FAP. Conselheira pela área do audiovisual do Conselho Estadual de Cultura do Paraná - Gestão 2012-2014 e Gestão 2014-2016 ( Como representante da Sociedade Civil - eleita) e a partir de 2019 como representante das Universidades Estaduais do Paraná ( segmento governamental). Integra o GT  Arte Cultura e Cidadania do Conselho Latino Americano de Ciencias Sociais . Assessora de Comunicação Social da Universidade Estadual do Paraná( 2017/2019).Diretora de Cultura da Universidade Estadual do Paraná (2015/ 2017). Diretora da Cinemateca de Curitiba ,2008/2013. Secretaria Nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. Integrou a Comissão do Audiovisual do Mecenato Incentivado do Município de Curitiba. Integrou e a Comissão do Audiovisual do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE). Foi membro da Comissão de Implantação do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Tesoureira da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual Gestão 2011/2012. Analista Técnica para construção do Plano Estadual de Cultura do Paraná MINC/UFSC 2013/2014. Membro da diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema - gestão 2014/2016. Membro da Rede Kino ( Rede Nacional de Cinema e Educação). Membro da Rede Unial ( Rede latino Americana de Cinema e Educação).

solange.stecz@unespar.edu.br

Currículo Lattes

 

DRA. ZELOI APARECIDA MARTINS

Linha de pesquisa: Experiências e mediações nas relações educacionais em artes

Áreas de pesquisa e orientação:

- Relações entre cinema, história e memória;

- Cinema e educação;

- História cultural;

- Metodologia de pesquisa em arte.

Professora Associada de História do Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES - Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR (Campus Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná - FAP). Pós-Doutorado em Linguagem Literária pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2017). Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2005). Mestrado em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, Convênio com a Universidade Estadual Paulista – UNESP (1999.). Curso de Especialização em Teoria e Produção do Conhecimento Histórico Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, FAFIG (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1991). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte - GIPA – (UNESPAR/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Cinema & Educação –(UNESPAR/CNPq). Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: relações entre cinema, história e memória; cinema e educação; história cultural; metodologia de pesquisa em arte.

zeloi.martins@unespar.edu.br 

Currículo Lattes

 

 

Tela_inicial.png