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OBJETIVO DO CURSO/PERFIL DO EGRESSO A SER FORMADO


O objetivo deste curso se define pelo desenvolvimento do estudo interdisciplinar sobre o fazer artístico nas linguagens de Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, enfatizando a reflexão sobre os aspectos estéticos da cognição e as práxis artísticas, as relações entre poética e a teoria, história e crítica de arte e os procedimentos metodológicos mediadores de saberes artísticos em contextos formais e não formais de ensino e aprendizagem das Artes.   
 


O profissional qualificado como Mestre Profissional em Artes será capaz de: 
1. Atuar como propositor de relações entre ensino e pesquisa de saberes artísticos interdisciplinares nos diferentes níveis do ensino formal e não formal.
2. Contribuir para a formação continuada do professor-artista-pesquisador atuante no exercício de atividades profissionais do campo da arte, do ensino e da pesquisa com enfoque na relação entre arte e educação.
3. Criar soluções metodológicas em artes, articuladas com a educação inclusiva em mediações de ensino e aprendizagem no ensino formal e não formal.
4. Aperfeiçoar sua atuação no ensino fundamental, médio e superior, nas áreas das artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro, integrando ensino e pesquisa, a partir de processos artísticos-pedagógicos.
5. Realizar e orientar pesquisas no âmbito interdisciplinar da arte, cultura e educação;
6. Exercer atividades profissionais no campo da educação, das artes, da comunicação, do patrimônio e da cultura, a partir do estabelecimento da justaposição entre as quatro áreas propostas no programa: artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.
7. Promover reflexão teórica acerca de questões que permeiam a relação interdisciplinar em arte, cultura e educação, com vistas à formação do professor- artista-pesquisador que atenda aos desafios educacionais contemporâneos.
8. Fomentar a criação de novas vertentes pedagógicas, estéticas e artísticas tendo em vista o caráter interdisciplinar e dinâmico que caracteriza as artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.
9. Promover o debate permanente sobre o lugar das Artes na Educação, com vistas à formação de um aluno, que já é nativo digital, portanto, pensa a partir de conglomerados de intertextos compostos de linguagens múltiplas relacionadas às produções de artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.
10. Colaborar decisivamente na construção de novas pedagogias e didáticas que atendam às demandas cognitivas e afetivas de alunos do século XXI.

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