Você está aqui: Página Inicial > PPGArtes > Vida Acadêmica > Calendário > Calendário

botao_regulamentos.pngbotao_editais.pngbotao_Portarias.pngbotao_formularios.pngbotao_disciplinas.png

DISCIPLINAS PRIMEIRO SEMESTRE 2023


Segundas- feiras - 13h30 às 18h 

(MPA 03) Metodologia de Pesquisa em Artes. 

Exposição das principais tendências da pesquisa em Arte na contemporaneidade e o estudo de abordagens e técnicas de pesquisa, a partir de diferentes correntes epistemológicas. Reflexões sobre o pensamento estético e a possibilidade da pesquisa em Arte. O processo, a escritura e a investigação estética: níveis de problematização e relação com a tradição científica. Abordagens colaborativas e participativas; fontes e difusão da pesquisa em Arte. Tendências atuais dos caminhos teóricometodológicos da pesquisa em Arte. 

Profa. Dra. Denise Adriana Bandeira; Prof. Dr. Giancarlo Martins 

________________________________________________________________________________________________________________


Segundas- feiras - 19h às 22h30

(MPA 19) Teoria das Artes Visuais 

Apresentação e análise dos fundamentos epistemológicos das artes visuais, com ênfase na expansão teórico-histórica do conceito de “obra de arte” no contexto da arte moderna e contemporânea.

Prof. Dr. Artur Correia de Freitas


________________________________________________________________________________________________________________ 

 

Terças- feiras - 13h30 às 18h

(MPA 01) Abordagens e Lógicas de Criação e de Ensino nas Artes 

 Compreensão de lógicas organizacionais das Artes Visuais, da Dança, do Cinema e do Teatro que  incluem o estudo dos componentes, dos mecanismos e dos formatos específicos de cada linguagem artística desenvolvidos em processos de criação e em processos de ensino por meio da reflexão sobre conceitos fundamentais e de estudos prático-teóricos e investigativos. 

 Profa. Dra. Marila Annibelli Vellozo; Prof. Dr. Luiz Salgado; Profa. Dra. Solange Straube Stecz; Prof. Dr. Cauê Kruger

__________________________________________________________________________________________________________________


Quartas - feiras - 19h às 22h30

(MPA 13) Estudos Inter e Transdisciplinares entre Arte e Estados Não Ordinários de Consciência

Estudos conceituais sobre arte e consciência; pesquisas sobre o histórico do desenvolvimento das representações visuais, desde a arte rupestre até os dias atuais; reflexão sobre a intrínseca relação entre a poética pessoal e a capacidade do artista em buscar relações teóricas já estabelecidas, fornecendo amplo material para pesquisa e desenvolvimento não apenas nas Artes Visuais, mas em vários segmentos distintos da arte como Cinema, Dança ou Teatro, com vistas ao enriquecimento da produção de conhecimento nas artes gerada por vários ângulos diferentes, inter e transdisciplinares. 

Prof. Dr. José Eliezer Mikosz 

________________________________________________________________________________________________________________


Quartas - feiras - 13H30 às 18h

(MPA 10) Cinema Brasileiro: Da criação à Difusão

Estudos sobre a produção fílmica brasileira, entendendo que a elaboração, planejamento e execução perpassam aspectos de criação, realização e difusão de cinema. Análises que buscam o entendimento dos aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som –, como imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema. Reflexões sobre o lugar do Cinema Brasileiro, destacando-se que, na atualidade, existem dois caminhos bem delineados: um para os filmes autorais que têm como espaço mostras, festivais de cinema e circuito alternativo de exibição; e outro para os filmes comerciais que visam às salas de cinema do circuito convencional. A partir dessa reflexão, tornam-se relevantes as seguintes questões: Será que estes dois caminhos de difusão são estanques? Em que medida a criação é emoldurada durante o processo de produção visando um ou outro espaço de difusão?

 Profa. Dra. Salete Machado Sirino

________________________________________________________________________________________________________________


Quartas- feiras - 13h30 às 18h

(MPA 18) Processos Cênicos no Contexto Pedagógico

Estudos voltados a pesquisas teórico metodológicas da pedagogia teatral. Processos de encenação baseados em distintas abordagens, com enfoque no ensino e aprendizagem, nas diferentes esferas da educação básica e contextos educativos não formais. Investigação das possibilidades estéticas da teatralidade contemporânea associadas à criação cênica com ênfase nas suas dimensões artísticas, estéticas e educacionais. Pesquisas e concepções do jogo cênico na lógica da improvisação experienciadas pelo professor-artista. Interações entre o teatro e a sociedade em diálogos/propostas culturais.

Prof. Dr. Robson Rosseto

________________________________________________________________________________________________________________

 

Tela_inicial.png