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O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II - PPGARTES, aprovado pela CAPES, em outubro de 2018, para início da primeira turma em março de 2019, oferece Curso de Mestrado na área de concentração Processos Criativos e Educacionais em Artes.

O Mestrado Profissional em Artes é o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Estado do Paraná voltado ao atendimento de professores, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas de Arte, Educação e Cultura, que desejem realizar pesquisas teóricas, pedagógicas e artísticas. Em linhas gerais, este Mestrado  pretende aprofundar o conhecimento artístico em suas formas práticas e teóricas, explicitar as relações das produções com seu meio social e cultural e suprir a demanda por aperfeiçoamento profissional nos âmbitos pedagógico, artístico e acadêmico, de profissionais da rede pública de ensino e egressos dos vários cursos de artes e áreas afins do Paraná e região, atendendo a necessidade de qualificação para o exercício das atividades de ensino, produção e pesquisa acadêmica no campo da Arte: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro.



 PROCESSOS CRIATIVOS E EDUCACIONAIS EM ARTES

Ementa: O programa converge para o desenvolvimento da ação e da reflexão sobre a criação artística, o fazer artístico, a experiência estética e a mediação destes conhecimentos em contextos de ensino e aprendizagem formais e não formais. A área de concentração se atém a pesquisas relacionadas com o desenvolvimento do professor-artista-pesquisador, inserido no universo da educação formal e informal. As linhas de pesquisa “Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Artes” e “Experiências e mediações nas relações educacionais em Artes”, projetadas para a realização do programa deste Curso, tanto se propõem ao diálogo entre as distintas linguagens artísticas: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, quanto visam possibilitar o desenvolvimento da produção intelectual e artística com ênfase no ensino das Artes. 

LINHA DE PESQUISA: EXPERIÊNCIAS E MEDIAÇÕES NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS EM ARTES

Ementa: Esta linha estuda, desenvolve e compartilha mediações artísticas de Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro em suas relações com o ensino e aprendizagem, em contextos formais e informais, de modo a introduzir os processos artísticos em contextos de produção de conhecimentos. Desenvolve ações voltadas à formação contínua de professores que atuam na Educação Básica e de egressos de Cursos de Artes, por meio de estudos que propiciam: a atualização de referenciais práticos e teóricos; conhecimentos sobre procedimentos metodológicos que instauram a relação ensino e aprendizagem; experiências e mediações de ensino em Artes.

LINHA DE PESQUISA: MODOS DE CONHECIMENTO E PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES

Ementa: Esta linha abarca o desenvolvimento de pesquisas voltadas aos processos de criação, circulação e recepção dos produtos das linguagens artísticas, no campo das Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, tendo como premissa a reflexão sobre a poética em sua relação com a teoria, história e crítica, bem como sobre os aspectos estéticos da cognição e das práxis artística do professor-artista-pesquisador.

 

MISSÃO

Formação continuada do professor-artista-pesquisador, inserido no universo educacional, artístico e científico da sociedade contemporânea, de modo apropiciar-lhe condições de ampliar o acesso ao desenvolvimento da produção intelectual e artística, com foco no ensino das Artes, por meio do diálogo entre distintas linguagens artísticas: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro.

 

OBJETIVO

O objetivo do curso se define pelo desenvolvimento do estudo interdisciplinar sobre o fazer artístico nas linguagens de Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro, enfatizando a reflexão sobre os aspectos estéticos da cognição e as práxis artísticas, as relações entre poética e a teoria, história e crítica de arte e os procedimentos metodológicos mediadores de saberes artísticos em contextos formais e não formais de ensino e aprendizagem das Artes.

PERFIL DO EGRESSO

Atuar como propositor de relações entre ensino e pesquisa de saberes artísticos interdisciplinares nos diferentes níveis do ensino formal e não formal.

Contribuir para a formação continuada do professor-artista-pesquisador atuante no exercício de atividades profissionais do campo da arte, do ensino e da pesquisa com enfoque na relação entre arte e educação.

Criar soluções metodológicas em artes, articuladas com a educação inclusiva em mediações de ensino e aprendizagem no ensino formal e não formal.

Exercer atividades profissionais no campo da educação, das artes, da comunicação, do patrimônio e da cultura, a partir do estabelecimento da justaposição entre as quatro áreas propostas no programa: artes visuais, cinema/audiovisual, dança e teatro.

 

REGULAMENTO DO PROGRAMA

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