Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário sobre Arte e Mundo do Trabalho da UNESPAR

Notícias

I Seminário sobre Arte e Mundo do Trabalho da UNESPAR

Evento abordará desafios de viver da arte no mundo do trabalho no capitalismo atual, em dois dias de mesas de debate, minicurso e apresentação de espetáculo
publicado: 12/08/2025 17h32, última modificação: 12/08/2025 17h32

O Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza o I Seminário sobre Arte e Mundo do Trabalho da Unespar

O Seminário abordará a dimensão (in)visível do trabalho na vida das(os) artistas e suas relações com os desafios do mundo do trabalho no capitalismo atual, a partir das noções de trabalho no campo da Dança, das Artes Cênicas e da Música. As mesas temáticas tratarão dos efeitos da precarização sobre a criação artística, as dinâmicas do mercado de trabalho e as estratégias para viver de arte sob o neoliberalismo. Ao mesmo tempo, serão abordadas as condições de trabalho das(os) artistas a partir de diferentes experiências, suas mobilizações de classe e a formação acadêmica. O evento se encerra com um diálogo sobre os direitos da classe artística e a atuação dos sindicatos na construção da valorização das(os) trabalhadoras(es) da cultura. CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Data: 28 e 29 de agosto de 2025

Hora: 18h às 21h (dia 28 quinta); 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h (dia 29 sexta).

Local: Auditório Antonio Melillo (Rua dos Funcionários 1357) e Teatro Laboratório TELAB (Rua dos Funcionários 1756), Curitiba.

Inscrições para o minicurso no dia 28 de agosto (quinta-feira)https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=BoJXJZqPO06kmJG3NlEUOBghtabg9IpEowjWFJVads9UNTROWDBUTlBFN1kyN0tSRDk1QVpNWjE5SS4u

Inscrições para o evento no dia 29 de agosto (sexta-feira)https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=BoJXJZqPO06kmJG3NlEUOBghtabg9IpEowjWFJVads9URVZTUzZIQUUzQUVWQUs1N0NRSFUxSVVIMS4u

Organização PPGARTES – UNESPAR

Organizadoras(es): Dr. Francisco Gaspar Neto, Dr. Giancarlo Martins, Dra. Laize Soares Guazina, Dr. Marcos Camargo e Dra. Zeloi Aparecida Martins.

Agradecimentos: Dra. Solange Straube Stecz (PPGARTES), Dra. Gisele Onuki, Dra. Marila Anabeli Velloso (PPGARTES/ERI), Lucas Hendrix Cobene (ERI) e Celina Rosa Santos (PPGARTES).