Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestranda do PPGArtes faz intercâmbio em Portugal

Notícias

Mestranda do PPGArtes faz intercâmbio em Portugal

Ida de Beatriz Mora Sureki ao Instituto Politécnico de Brangança é fruto de convênio da instituição portuguesa com a Unespar
publicado: 09/07/2025 16h01, última modificação: 09/07/2025 16h01

Matéria replicada de https://www.unespar.edu.br/noticias/estudantes-da-unespar-fazem-intercambio-em-universidade-de-portugal

Duas estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão fazendo intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Beatriz Mora Sureki, do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) do campus de Curitiba II/FAP, e Caroline Souza dos Santos, do 2º ano do curso de licenciatura em Filosofia, do campus de União da Vitória, estão usufruindo do convênio firmado entre as instituições em junho de 2023.

Beatriz relata que sua experiência, de fato, está sendo enriquecedora e que o intercâmbio sempre esteve em seus planos, desde que ingressou na graduação, na Unespar. “O intercâmbio foi incrível, pois eu consegui absorver vários ensinamentos. Agregou muito no meu caminho e, principalmente, me trouxe muito material de produção, tanto como artista, quanto como alguém que produz e pesquisa sobre essa produção. Foi muito enriquecedor. Além das trocas com professores e colegas, com uma cultura totalmente diferente, consegui visitar diversos museus e ler muitas pesquisas de outros lugares”, conta.

Durante sua estadia, Beatriz participou do programa Erasmus, em uma ação chamada Green Steps, que aconteceu na Polônia. “Lá a gente tem várias discussões sobre meio ambiente, produção manual, formas de reciclagem, enfim são muitas coisas que tem relação com a sustentabilidade”, pontua Beatriz.

A coordenadora do PPGArtes, Solange Stecz, também acredita que mobilidade acadêmica enriquece os estudos. “Essa experiência não só amplia o repertório acadêmico e artístico da estudante, mas também fortalece os vínculos internacionais do nosso Programa. Estudar fora do país permite contato com novas metodologias, diferentes contextos culturais e práticas artísticas diversas, enriquecendo significativamente a pesquisa desenvolvida. Além disso, é uma oportunidade de divulgar o trabalho que realizamos aqui, mostrando a qualidade da produção acadêmica e artística do nosso mestrado”.

Conforme a diretora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unespar e docente do PPGArtes, Marila Annibelli Vellozo, “as experiências de Caroline e Beatriz serão muito enriquecedoras tanto para elas, individual e profissionalmente, quanto para seus cursos e colegas, já que, ao regressarem, compartilharão suas impressões e conhecimentos. Os intercâmbios presenciais têm esta força de alavancar as trocas e experiências interculturais”, destacou.