Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista "O Mosaico" lança nova edição

Notícias

Revista "O Mosaico" lança nova edição

Periódico de pesquisa em Artes da Unespar traz no segundo semestre de 2025 o dossiê "Estágios Supervisionados em Artes: prática, adversidades e formação docente"
publicado: 07/07/2025 15h27, última modificação: 07/07/2025 15h27
O periódico O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes tem o prazer de anunciar o lançamento de sua nova edição, jul-dez/2025, e que conta com o Dossiê Temático Estágios Supervisionados em Artes: prática, adversidades e formação docente, organizado pelo Prof. Dr. Eduardo Gasperin, Profa. Dra. Caroline Vetor e Profa. Dra. Marcia Sabina Rosa, docentes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
 
O dossiê aborda os desafios e as complexidades da docência em Artes, destacando a importância dos estágios como espaços de criação e investigação pedagógica. O dossiê reúne textos que exploram as metodologias, tensões institucionais e a reinvenção das práticas de ensino e aprendizagem em diversos contextos. A publicação valoriza a escuta, a mediação e a presença sensível nos processos formativos, reafirmando as Artes como campo de produção de conhecimento e transformação social.
 
Além disso, a revista apresenta a publicação, em fluxo contínuo, de artigos, ensaios, resenhas, memoriais artísticos, que se unem em uma tessitura interdisciplinar entre a academia, a pesquisa e a arte, nas suas mais diversas linguagens.
 
A revista, de acesso gratuito e publicação semestral em formato digital, está disponível na plataforma dos periódicos da Unespar, disponível no link abaixo: 
 
Atualmente, as editoras-chefes da Mosaico são as Profas. Dras. Elke Siedler (Bacharelado em Dança) e Stela Fischer (Bacharelado em Artes Cênicas), também docentes da Unespar/FAP.
Data de publicação: 04 de julho de 2025 
Público-alvo: comunidade acadêmica interna e externa à Unespar, especialmente interessadas/os nas discussões contemporâneas sobre formação docente em artes e práticas pedagógicas.