Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio: Cinema, educação e preservação audiovisual

Simpósio: Cinema, educação e preservação audiovisual

publicado: 01/08/2024 08h47, última modificação: 01/08/2024 08h52

O EducAção — Festival Internacional de Cinema Educação e Preservação, busca promover um diálogo enriquecedor sobre a interseção entre cinema e educação em diversos contextos, desde o ambiente escolar formal até espaços não convencionais de aprendizagem. Além disso, visa aprofundar a reflexão e o debate sobre a preservação e a memória do audiovisual. O festival promove a produção e a difusão de filmes realizados por estudantes, proporcionando um espaço de encontro e colaboração entre professores, cineastas, alunos e alunas, e todas as pessoas interessadas no audiovisual.

Que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro na Cinemateca de Curitiba e no dia 27 de setembro online

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema, Educação e Preservação - EducAção realizado pela Werner Produções com apoio institucional do Programa de Pós- Graduação em Artes (PPGARTES) Mestrado Profissional e com o Laboratório de Cinema e Educação (LabEducine) convida para a submissão de resumos para o Simpósio Cinema, Educação, e Preservação Audiovisual.

*Participantes receberão certificado

Ementa: Relações entre educação e audiovisual em ambientes formais e não formais, considerando a transversalidade, os processos de alteridade e construção de subjetividades. Uso de tecnologias, qualificação do audiovisual e de seus processos como prática da alteridade. Práticas e reflexões sobre preservação audiovisual.

Palavras-chave: Audiovisual, tecnologias, preservação audiovisual.

Cronograma:

REALIZAÇÃO DOS SIMPÓSIOS:

- Dias 25 e 26 de setembro de 2024 (presencial)
- Dia 27 de setembro (online) — das 08h30 às 12h30 horas

PRAZO PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS DOS SIMPÓSIOS:

- 15 de julho a 30 de agosto de 2024

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS/ENVIO DE CARTAS DE ACEITE:

- Até 15 de setembro de 2024

ENVIO DE ARTIGO COMPLETO PARA PUBLICAÇÃO DE ANAIS:

- Até 20 de dezembro de 2024

As atividades presenciais do Simpósio irão acontecer na Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco, Curitiba - PR, 80510-040).