Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura da Unespar

V Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura da Unespar

publicado: 07/10/2024 15h06, última modificação: 07/10/2024 15h07

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizará, de 13 a 15 de outubro de 2024, em Curitiba, o V Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura, com o tema "Ncutany Nzakangandy: Arte, Culturas e Experiências Compartilhadas entre Angola, Brasil e o Mundo Contemporâneo". O evento terá como sedes a Casa Hoffmann – Centro de estudos do movimento e o Auditório Tiradentes no campus Curitiba I (Embap).

Para mais informações sobre a programação e para realizar a inscrição acesse o link: https://www.even3.com.br/v-seminario-interacoes-em-arte-e-cultura-da-unespar-491618/

O seminário é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), do Escritório de Relações Internacionais da Unespar (ERI), do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES), do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), em colaboração com a UniLuanda (Angola) e os Programas de Pós-graduação de Cinema e Artes do Vídeo, de Música e de História Pública da Unespar.

Entre os temas a serem discutidos, destacam-se a arte e a história no processo de descolonização e autoafirmação no continente africano, a dissidência nas Américas sob a perspectiva negra, perspectivas de internacionalização, redes colaborativas e descentralização a partir de uma visão sul-americana.

O seminário visa promover um ambiente de intercâmbio cultural e acadêmico, incentivando o diálogo e a colaboração entre artistas, pesquisadores e o público em geral. A programação do evento inclui uma série de atividades artísticas e culturais, como performances musicais, improvisos de dança, declamações de poesias e apresentações audiovisuais.

O evento busca deslocar os modos consagrados de produção científica e artística, promovendo a união e o movimento como formas de criação de conhecimento. Este seminário é uma oportunidade para explorar as interseções entre arte, cultura e experiências compartilhadas, fortalecendo as relações entre Angola, Brasil e o mundo contemporâneo.

O termo "Ncutany Nzakangandy" vem da língua bantu Kikongo, falada pelo povo Bakongo na República Democrática do Congo, República do Congo, Gabão e Angola. Ele conjuga os sentidos de "encontros, ajuntamentos, união" (Ncutany) e "movimento, deslocamento" (Nzakangandy), refletindo o espírito do seminário: um encontro acadêmico e artístico.

A Unespar convida todos a participarem deste encontro que promove a integração e o diálogo entre diferentes culturas e expressões artísticas, enriquecendo o cenário acadêmico e cultural contemporâneo.

V Seminário Internacional Interações em Arte e Cultura
13/10 e 15/10 (domingo e terça-feira) Início: 10h - Casa Hoffmann
Rua Dr. Claudino dos Santos, 58 - São Francisco, Curitiba
14/10 (segunda) Início: 10h - Auditório Tiradentes no campus Curitiba I (Embap)