DISCENTES
DISCENTES MATRÍCULADOSEGRESSOS
Alunos egressosDISCIPLINAS
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
(MPA 02) Mediações Educacionais em Artes na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Estudo dos fundamentos e procedimentos metodológicos relativos ao ensino das Artes na Educação Básica com perspectiva de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Processos de inovação de mediações educacionais em Artes na interface com as Políticas Nacionais e Estaduais de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Relações de inclusão e exclusão das diversidades na construção de conhecimento em Artes em ambientes formais e informais de Ensino das Artes.
Profa. Dra. Andréa Sério Bertoldi
________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 03) Metodologia de Pesquisa em Artes
Exposição das principais tendências da pesquisa em Arte na contemporaneidade e o estudo de abordagens e técnicas de pesquisa, a partir de diferentes correntes epistemológicas. Reflexões sobre o pensamento estético e a possibilidade da pesquisa em Arte. O processo, a escritura e a investigação estética: níveis de problematização e relação com a tradição científica. Abordagens colaborativas e participativas; fontes e difusão da pesquisa em Arte. Tendências atuais dos caminhos teóricometodológicos da pesquisa em Arte.
Profa. Dra. Denise Adriana Bandeira; Prof. Dr. Giancarlo Martins
________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 01) Abordagens e Lógicas de Criação e de Ensino nas Artes
Compreensão de lógicas organizacionais das Artes Visuais, da Dança, do Cinema e do Teatro que incluem o estudo dos componentes, dos mecanismos e dos formatos específicos de cada linguagem artística desenvolvidos em processos de criação e em processos de ensino por meio da reflexão sobre conceitos fundamentais e de estudos prático-teóricos e investigativos.
Profa. Dra. Marila Annibelli Vellozo; Prof. Dr. Luiz Salgado; Profa. Dra. Solange Straube Stecz; Prof. Dr. Cauê Kruger
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 04) Recepção e Mediação da Arte Contemporânea
Estudo da recepção da arte a partir de perspectivas teóricas que analisam as relações entre o espectador e as produções artísticas contemporâneas. Reflexão dos processos sensoriais e perceptivos de leitura das diferentes formas de relação entre o público e a obra de arte. Análise do espectador como princípio formativo poético na relação dialógica entre Arte e Recepção. O papel do educador como mediador nas ações educativas no espaço escolar, cinemas, exposições, espetáculos, museus e demais interações entre Arte e Sociedade.
Prof. Dr. Robson Rosseto
___________________________________________________________________________________________________________________
DISCIPLINAS OPTATIVAS
(MPA 19) Teoria das Artes Visuais
Apresentação e análise dos fundamentos epistemológicos das artes visuais, com ênfase na expansão teórico-histórica do conceito de “obra de arte” no contexto da arte moderna e contemporânea.
Prof. Dr. Artur Correia de Freitas
______________________________________________________________________________________________________________
(MPA ) Experiências e Mediações: Relação Interdisciplinar entre Cinema, História e Educação
A disciplina eletiva com o título, - Experiências, aproximações e mediações: Cinema, História e Educação, tem como perspectiva uma possível relação interdisciplinar entre cinema, história e educação. A aproximação entre as áreas do conhecimento permite estabelecer e aprimorar metodologias para trabalho com uma fonte diferenciada – a obra fílmica. A promoção do diálogo com a poética, com a teoria, e a crítica a partir da temática cinema, história e educação, proporcionam a experiência com a pesquisa para a construção de pensamento crítico-reflexivo para produção do conhecimento em arte.
Profa. Dra. Zeloí Aparecida Martins
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 18) Processos Cênicos no Contexto Pedagógico
Estudos voltados a pesquisas teórico metodológicas da pedagogia teatral. Processos de encenação baseados em distintas abordagens, com enfoque no ensino e aprendizagem, nas diferentes esferas da educação básica e contextos educativos não formais. Investigação das possibilidades estéticas da teatralidade contemporânea associadas à criação cênica com ênfase nas suas dimensões artísticas, estéticas e educacionais. Pesquisas e concepções do jogo cênico na lógica da improvisação experienciadas pelo professor-artista. Interações entre o teatro e a sociedade em diálogos/propostas culturais.
Prof. Dr. Robson Rosseto
________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 13) Estudos Inter e Transdisciplinares entre Arte e Estados Não Ordinários de Consciência
Estudos conceituais sobre arte e consciência; pesquisas sobre o histórico do desenvolvimento das representações visuais, desde a arte rupestre até os dias atuais; reflexão sobre a intrínseca relação entre a poética pessoal e a capacidade do artista em buscar relações teóricas já estabelecidas, fornecendo amplo material para pesquisa e desenvolvimento não apenas nas Artes Visuais, mas em vários segmentos distintos da arte como Cinema, Dança ou Teatro, com vistas ao enriquecimento da produção de conhecimento nas artes gerada por vários ângulos diferentes, inter e transdisciplinares.
Prof. Dr. José Eliezer Mikosz
________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 10) Cinema Brasileiro: Da criação à Difusão
Estudos sobre a produção fílmica brasileira, entendendo que a elaboração, planejamento e execução perpassam aspectos de criação, realização e difusão de cinema. Análises que buscam o entendimento dos aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som –, como imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema. Reflexões sobre o lugar do Cinema Brasileiro, destacando-se que, na atualidade, existem dois caminhos bem delineados: um para os filmes autorais que têm como espaço mostras, festivais de cinema e circuito alternativo de exibição; e outro para os filmes comerciais que visam às salas de cinema do circuito convencional. A partir dessa reflexão, tornam-se relevantes as seguintes questões: Será que estes dois caminhos de difusão são estanques? Em que medida a criação é emoldurada durante o processo de produção visando um ou outro espaço de difusão?
Profa. Dra. Salete Machado Sirino
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 17) Mídias Audiovisuais: Recepção, Expressão e Educação
Oferecer aos profissionais de educação uma visão das condições de recepção e expressão das linguagens audiovisuais considerando as profundas alterações que as novas tecnologias vêm oferecendo ao uso das mídias. Com o barateamento dos equipamentos de comunicação digital e a ampliação dos canais de difusão das produções audiovisuais, já não basta mais uma educação para as mídias considerando apenas os aspectos de recepção. Para as novas gerações assistir e produzir têm a mesma raiz cognitiva e criativa. Essa situação nos indica a necessidade de constituir um novo olhar sobre esse campo, ampliando os conhecimentos construídos e recorrendo a um conjunto de conceitos das ciências cognitivas, dos estudos de recepção, da convergência de mídias.
Profa. Dra. Solange Straube Stecz
__________________________________________________________________________________________________
(MPA 09) Cognição Estética: Arte como Conhecimento
Estudos comparativos sobre estética e arte, relacionando-os às teorias epistemológicas históricas; fundamentos biológicos e psicológicos da cognição humana – percepção e sensibilidade na formação do pensamento; teorias cognitivas; principais tendências das teorias contemporâneas do conhecimento aplicadas à estética/arte.
Prof. Dr. Marcos Henrique Camargo
_________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 12) Especularidade Performance e corpos expandidos
A disciplina procura compreender uma certa imagem de alteridade nas artes da cena em sua especificidade especular, investigando estratégias específicas de criação “heteroreflexivas” nas quais o/a criador/a compõe seu material expressivo a partir da imagem do/a outro/a.
Prof. Dr. Francisco de Assis Gaspar e Profa. Dra. Amabilis de Jesus
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA) Antropologia e teatro
O presente curso visa oferecer leituras e apresentar conceitos e abordagens metodológicas acerca dos cruzamentos entre antropologia e teatro com especial atenção às noções de ritual, performance e etnografia. A proposta inicial é cotejar perspectivas clássicas do ritual tanto na antropologia quanto no teatro para, a seguir, revisar as influências e trocas acadêmicas que deram origem aos Performance Studies e, por fim, promover apreciação crítica de pesquisas contemporâneas sobre fenômenos expressivos e processos de subjetivação.
Prof. Dr. Cauê Krüger
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 15) Laboratório Investigativo: Proposições e Elaborações de Projetos Artísticos
Experimentos teórico- práticos para implementação das competências e habilidades necessárias ao corpo que dança, nas suas relações com processos criativos. Criação artística em uma perspectiva não linear: Jogos de criação. Análise críticareflexiva dos diferentes modos que a dança se apresenta como produção de conhecimento artístico na contemporaneidade – enfoque nas especificidades dramatúrgicas corporais e em outros possíveis formatos resultantes dos entrecruzamentos com outras linguagens artísticas. Elaboração dos mapas de criação para desenvolver projetos poéticos.
Profa. Dra. Rosemeri Rocha da Silva
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 20) Sobre Comunidades e Formas de Vida em Comum: Corpos e Dispositivos de Poder
A crise do comum e a emergência de novos modos de estar junto e criar.
Prof. Dr. Giancarlo Martins
________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 14) Experiência Audiovisual nos Espaços Educativos
Relação dos campos do audiovisual e da educação, considerando a transversalidade, os processos de alteridade e construção de subjetividades. Influências das novas tecnologias no ambiente escolar. A Lei 13.006/2014 e sua aplicação na educação básica
Profa. Dra. Solange Straube Stecz
__________________________________________________________________________________________________________________
(MPA 01) Laboratório de Investigação do Corpo e do Movimento
Estudos teórico-práticos de procedimentos que permitam a resolução de questões temáticas no e pelo corpo, orientando para a investigação e o desenvolvimento de processos artísticos e de mediação das artes nas relações ensino-aprendizagem por meio de dinâmicas colaborativas e pela partilha de novos e de outros formatos de atuação tanto artístico quanto de formação no ensino. Estudos interdisciplinares sobre o fazer artístico que articula pelo e no corpo dispositivos de reflexão e de atuação a partir das linguagens de Artes Visuais, Cinema, Dança e Teatro, enfatizando a reflexão sobre aspectos estéticos e de práxis artísticas articulando procedimentos metodológicos investigativos e exploratórios.
Profa. Dra. Marila Annibelli Velozo
__________________________________________________________________________________________________________________
LINKS UTÉIS
Manual do aluno (em breve)
CALENDÁRIO ACADÊMICO
CALENDÁRIO ACADÊMICO - UNESPAR (2023)